Pages

Secretária de Saúde de Miracema do Tocantins presta esclarecimentos na Câmara Municipal

Lourdes Dourado
Atendendo a uma solicitação (Requerimento) do vereador Adilson do Correntinho (PV) esteve na noite desta segunda-feira, 08, na câmara municipal de Miracema do Tocantins a secretária de saúde Lourdes Dourado.
Anteriormente o secretário de finanças Junior Borba também foi ao legislativo através do vereador Edilson Tavares (PSDB).
Lourdes antes de ser indagada pelos parlamentares realizou uma explanação sobre a situação atual da pasta abordando principalmente a construção de alguns postos de saúde, além, da questão do atendimento  nas farmácias de atenção básica do município.
Não discordo da convocação, até porque temos cumprido todas as leis vigentes, inclusive, as audiências públicas e prestação de contas“, afirmou.
Falta de medicamentos…
A secretária disse que de vez em quando ocorre algumas faltas em função do fornecedor não ter no momento, e, não se pode comprar de outra empresa em função da que está habilitada em virtude de ter vencido a licitação.
Lourdes explicou ainda que o abastecimento é feito semanalmente, contudo, admitiu que deve corrigir a logística da reposição dos postos da cidade alta.
“Em 2013 foram investidos cerca de R$ 350.000,00 (Trezentos e cinquenta mil) na àrea, enquanto que em 2014 até novembro mais ou menos R$ 390.000,00“.
Construção dos Postos de Saúde…
A titular da saúde em Miracema confirmou que o PS do Setor Universitário está com o cronograma de entrega atrasado, mas, espera que seja colocado à disposição até agosto de 2015, adiantando que o do Setor Saltinho será concluído antes.
Adilson do Correntinho
Adilson do Correntinho
Indagações…
O vereador Adilson do Correntinho, autor do requerimento, agradeceu a presença da secretária afirmando que suas dúvidas foram esclarecidas o que facilitaria para ele responder as perguntas da comunidade.
Edilson Tavares indagou se a firma de medicamentos não estaria entregando por falta de mercadoria ou por falta de pagamento, sendo que Lourdes respondeu que não tinha conhecimento se havia débitos. “Acredito que não, essa é uma parte do financeiro, além do que a justificativa que recebo da firma é que de fato está em falta algum produto” .
Já Maria Bala voltou a dizer que no PS do Setor  Universitário foi constatado um grande desperdício de material (cimento e areia) o que representa um “descaso com o dinheiro público”.
A parlamentar afirmou ainda que a prefeitura de Miracema não estaria pagando os operários que atuam no Posto de Saúde do Setor Santos Dumont, além de cobrar seringas, fitas para os diabéticos, questionando uma possível entrega de medicamentos fracionados em número inferior a prescrição médica.
Lourdes Dourado retrucou que de fato houve um caso isolado nesse sentido, entretanto, as providências foram tomadas de forma imediata.
Por outro lado o vereador Hueder Noleto argumentou que as audiência públicas promovidas pela secretaria foram  esclarecedoras sendo reforçadas naquele momento, enquanto a vereadora Profª Marlene indagou quem teria sido o autor da ideia de construir o Posto do Universitário com placas e quem arcaria com o prejuízo do desperdício do material.
Finalmente Saulo Milhomem questionou o atendimento das receitas, a construção do OS do Santos Dumont, e, o valor já aplicado na construção do PS do Universitário que segundo o edil não corresponde à realidade.
Antes de encerrar a sessão específica a secretária Lourdes Dourado reafirmou a vontade de promover um atendimento de excelência, além de anunciar que possui pesquisas demonstrando a satisfação dos usuários com o trabalho prestado na saúde da gestão Magda Borba.

Fonte: Leal Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário