Entre os pontos do manifesto, os prefeitos alfinetam "segmento localizado com interesses pontuais e pessoais". Também afirmam que a opção por Siqueira não tem o objetivo de desmerecer os demais pré-candidatos a senador. "Uma voz como a de Siqueira Campos, na tribuna daquela casa, poderá fortalecer nosso Estado, defender nossos municípios e ajudar nossa gente", avalia a Ambip.
Segundo o documento, esse "não é um gesto somente de gratidão, mas também de reconhecimento". "Muitos de nós não apoiamos sua última eleição, ou não fomos apoiados por ele, no entanto, sabemos reconhecer sua história e sua determinação. Sem sua atuação, tanto no Parlamento Nacional quanto no Palácio Araguaia, não seríamos prefeitos, não poderíamos ter a existência de muitas de nossas cidades, não poderíamos realizar nossos projetos, teríamos um futuro cheio de incertezas e apenas sonhos", afirmam os prefeitos.
MAIORIA NÃO ALINHADA COM GOVERNO
Os prefeitos que assinam o manifesto são, em sua maioria, de partidos não alinhados formalmente com o governo ou de oposição (72%). Dos 25, um total de 11 (44%) são de partidos que estão em conversa com o governador Sandoval Cardoso (SD), mas que ainda não fecharam apoio: 6 do PSB, 2 do PP e 3 do PR. Outros 7 são de siglas de oposição: 4 do PMDB (16%), 2 do PT e 1 do PSD. Da base do governo são apenas 7 prefeitos dos 25, ou 28%: 2 do PTB, 2 do PSDB, 2 do SD e 1 do DEM.
Confira abaixo a distribuição dos partidos dos 25 prefeitos do Bico do Papagaio que assinam o manifesto em favor da candidatura de Siqueira ao Senado:
Prefeitos por partido
Governo
PTB 2
PSDB 2
SD 2
DEM 1
Total 7 = 28%
Oposição
PT 2
PMDB 4
PSD 1
Total 7 = 28%
Quase com governo
PSB 6
PP 2
PR 3
Total 11 = 44%
Confira a seguir a íntegra do manifesto da Ambip:
"Os prefeitos signatários da presente, representados pelo Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio – AMBIP, vem a publico esclarecer que o Bico do Papagaio é uma região composta por 25 municípios, com quase 200 mil habitantes e cerca de 150 mil eleitores. Estamos acompanhando atentamente a movimentação política por que passa o grupo governista, e acreditamos na construção de uma chapa majoritária com representação política de todo o Estado, devendo também respaldar o legado histórico de seus postulantes. Em que pese as declarações de alguns gestores das principais cidades sobre esta composição vimos informar o seguinte:
1 – Somos a favor do diálogo com todos os seguimentos políticos para que esta composição alcance os objetivos do grupo, não o desejo de apenas um seguimento localizado com interesses pontuais ou pessoais;
2 – Como representantes da região mais populosa do Estado, com densidade habitacional e número de eleitores bem maior que as outras regiões, sugerimos para ocupar a vaga ao Senado, sem desmerecer os demais, o nome de Siqueira Campos (SC). Seu histórico de luta pela criação do Tocantins, sua vida dedicada à política, a construção de nossa capital Palmas, 4 vezes Governador, tantas vezes Deputado Federal, quando ainda se fazia campanha no lombo de animais, e mais recentemente, à entrega do Governo a Sandoval Cardoso (SC) são alguns de seus feitos que o credencia a assumir a tão importante missão de representar o Estado do Tocantins, no Senado Federal. Uma voz como a de Siqueira Campos, na tribuna daquela casa, poderá fortalecer nosso Estado, defender nossos municípios e ajudar nossa gente.
3 – Isso não é um gesto somente de gratidão, mas também de reconhecimento. Muitos de nós não apoiamos sua última eleição, ou não fomos apoiados por ele, no entanto sabemos reconhecer sua história e sua determinação. Sem sua atuação, tanto no Parlamento Nacional quanto no Palácio Araguaia, não seríamos prefeitos, não poderíamos ter a existência de muitas de nossas cidades, não poderíamos realizar nossos projetos, teríamos um futuro cheio de incertezas e apenas sonhos.
4 – Que se colham as opiniões e tenhamos a grandeza de aceitar, zelar e acatar as decisões colegiadas, trabalhando, todos, para o sucesso desse grupo e para o desenvolvimento de nosso Estado.
Axixá do Tocantins, Bico do Papagaio 27 de maio de 2014.
1. Auri-Wulange Ribeiro Jorge (SD) – Prefeito de Axixá e Presidente da AMBIP
2. Clayton Paulo Rodrigues (PTB) – Prefeito de Nazaré e Secretario Geral da AMBIP
3. Rubia Rodrigues Amorim (PSB) – Pref. de Buriti do Tocantins e vice-presidente da AMBIP
4. Jader Jaime Felix Pinheiro (PSB) – Prefeito de Praia Norte E Tesoureiro da AMBIP.
5. Claudivan da Silva Tavares (PTB) - Prefeito de São Bento do Tocantins
6. Ivan Paz da Silva (SD) – Prefeito de Aguiarnópolis
7. Silvestre Nere Neto (PSDB) – Prefeito de Ananás
8. Fransergio Alves Rocha (PT) – Prefeito de Riachinho
9. Itelma Belarmino de Oliveira (PSB) – Prefeita de Santa Terezinha do Tocantins
10. Francisco Regis Alves Melo (PMDB) – Prefeito de Itaguatins
11. Evandro Pereira da Silva (SD) – Prefeito de Palmeiras do Tocantins
12. Leoneide Conceição Sobreira (PSDB) – Prefeita de Maurilândia do Tocantins
13. Deijanira de Almeida Pereira (DEM) – Pref. De Augustinopolis
14. Erisvaldo Resplandes de Araujo (PSB) – Pref. De Cachoeirinha
15. Albino Cardoso Sousa (PT) – Pref. De Esperantina
16. Luiz Anacleto da Silva (PP) – Pref. De Sampaio
17. Francisco de Sousa Lopes (PMDB) – Pref. De São Miguel do Tocantins
18. Antonio Jair Abreu Farias (PMDB) – Pref. De Sitio Novo do Tocantins.
19. Fabion Gomes de Sousa (PR) – Pref. de Tocantinopolis
20. Jose Otacilio da Rocha Ferreira (PP) – Pref. de Angico do Tocantins
21. Carlos Alberto Rodrigues da Silva (PR) – Pref. de Carrasco Bonito
22. José de Arimateia Coelho Damaceno (PSD) – Pref. de Luzinopolis
23. Lindomar Madalena (PSB) – Pref. de Araguatins
24. Raimundo Nonato Belas (PR) – Pref. de Darcinopolis
25. Edivaldo Pereira Barboza (PMDB) – Pref. de São Sebastião do Tocantins
Nenhum comentário:
Postar um comentário