Pages

Folha de S.Paulo repercute nomeação de Luiz Antônio por Marcelo, apesar das contas irregulares

O jornal Folha de S.Paulo repercutiu em sua edição desta sexta-feira, 9, a nomeação do tio do governador Marcelo Miranda (PMDB), Luiz Antônio da Rocha, na Controladoria-Geral do Estado, apesar de ele ter tido as contas de 2005 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando foi secretário-chefe do Gabinete, também no mandato do sobrinho. A Folha lembrou que a Controladoria-Geral é um órgão que fiscaliza as ações do Estado. A informação foi adiantada com exclusividade esta semana pelo CT.

O impresso paulistano, um dos mais importantes do País, afirma que, agora, Luiz Antônio da Rocha, o novo controlador, corre para tentar desfazer a decisão do TCE na Justiça, para não incorrer na Lei da Ficha Limpa tocantinense, que pode impedi-lo de ocupar cargos no primeiro escalão até 2018.Folha ainda ressaltou que, notificada a se manifestar sobre a situação de Rocha, a Procuradoria Geral do Estado enviou ao juiz um parecer contrário ao pedido do controlador na terça-feira, 6. No outro dia, encaminhou novo texto, pedindo correção do anterior.

Segundo o novo parecer, ainda tramita no próprio TCE um recurso da decisão e, enquanto não houver julgamento, não há irregularidade na nomeação. A Corte de Contas, contudo, negou ao CT nessa quinta-feira, 8, que exista um recurso de Rocha tramitando no Tribunal e ainda que a medida que cabe, no caso, não garante ao controlador-geral do Estado efeito suspensivo.

Ao jornal, o procurador-geral Sérgio do Vale disse que se baseou na defesa de Rocha para argumentar que o tio do governador havia recorrido. "Pelos argumentos dele e pela documentação, concluímos que ele havia colocado recursos", afirmou.

Também disse que a posição da Procuradoria é apenas sobre a liminar, e não sobre o julgamento do mérito. "Quando vier o momento oportuno de se manifestar sobre o mérito, faremos".

O governo de Tocantins disse à Folha, em nota, que a posição do governo é a mesma do segundo parecer e que Luiz Antônio da Rocha não concederá entrevista sobre o assunto.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria do jornal Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário