Pages

Praticamente fechado com Sandoval, PSB forma comissão para definir política de alianças

O PSB regional tirou do encontro estadual realizado nessa segunda-feira, 2, uma comissão para discutir alianças com os demais partidos. A comissão será coordenada pelo presidente regional do PSB, Laurez Moreira, e pelo médico Neilton Araújo. Os pré-candidatos a deputado também poderão participar. O partido já está praticamente fechado com o Palácio Araguaia, e a preocupação agora é em construir uma chapa competitiva de candidatos a deputados estaduais e a federal. Contudo, Laurez ainda não confirma o apoio a Sandoval.

O presidente do PSB garantiu ter boa relação com o governador Sandoval Cardoso (SD), mas reafirmou a necessidade de ouvir os membros do partido para definir o apoio. “Nós temos um bom relacionamento com o governador, que tem sido parceiro dos prefeitos, e essa parceria tem sido interessante, tem fortalecido nossas gestões. Mas é evidente que temos de ovuir todos, para que se possa tomar posição com respaldo dos companheiros”.

Após a reunião, Laurez Moreira afirmou ao CT que a definição para coligações e apoios partidários deve sair na próxima semana. “Foi formada a comissão e agora nós temos esta semana para articulação, e na próxima semana vamos definir esse quadro. Vamos ouvir todos os companheiros, para que a gente possa tomar uma posição com respaldo de todo o partido”, disse.

Segundo Laurez, outra prioridade do partido é garantir um palanque forte no Tocantins para o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos.
Pré-candidatos
O inutito do encontro estadual dessa segunda foi apresentar os pré-candidatos do partido à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, e iniciar a discussão sobre a composição para as proporcionais. A definição da majoritária não entrou em pauta na reunião, realizada no auditório do Hotel Turim, mas será apresentada na próxima semana, após debate entre os membros do partido.
Ao abrir o encontro, o presidente Laurez Moreira afirmou aos membros presentes que o PSB teria duas opções para as proporcionais. “O PSB pode lançar chapa puro sangue, ou, temos a segunda opção de coligar com partidos médios ou do tamanho do nosso”, afirmou Laurez, indicando conversas adiantadas com o PDT, PRB e PHS.

Laurez confirmou que o partido tem cinco pré-candidatos a deputado federal e 30 pré-candidatos a deputado estadual, e destacou: “É importante que o partido tenha representação no congresso federal e na Assembleia. A grande preocupação nossa é o palanque para o Eduardo Campos e Marina Silva”, disse o presidente, lembrando dos pré-candidatos à presidência e vice-presidência do PSB.

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) pediu a palavra para sugerir que a decisão sobre as coligações fique sob a responsabilidade da executiva regional. “O diretório estadual que organize, no sentido de coordenar as coligações”, pediu o parlamentar.

O pré-candidato a deputado estadual Carlinhos da Silva discordou de Ricardo Ayres, defendendo que a decisão deve ser compartilhada. “É um processo que não pode só um diretório participar não”, afirmou, para em seguida pedir que o partido lance chapa pura nas proporcionais. “Se é para disputar de igual para igual, vamos ser chapa única. Chega de ser escada para os outros. Ninguém aqui está com papel de ser idiota.”

Uma mulher para o Parlamento
O presidente metropolitano e pré-candidato a deputado estadual, Alan Barbiero, usou a palavra para pedir uma candidata mulher para o Parlamento federal e uma resolução para que prefeitos do PSB apoiem os candidatos do partido nas eleições. “Temos que tirar daqui uma resolução que prioritariamente nossos prefeitos têm que apoiar os deputados do PSB, seja federal ou estadual. Como nós vamos confiar numa comissão provisória que não ajuda a construir o partido”, avaliou.

O ex-secretário estadual da Educação e pré-candidato a deputado estadual, Danilo de Melo, cobrou do PSB que demonstre maiores pretensões e exaltou o prefeito de Gurupi. “Tínhamos que ter a chapa completa, o que pode ser adiado, mas em 2018 nós teremos Laurez para mudar de vez. Esse é o compromisso que nós temos que fazer. Nós temos que mostrar nossas pretensões”, defendeu, exigindo em seguida protagonismo da legenda. “No futuro queremos o PSB na ponta da cabeça. Se hoje nós precisamos nos aliar, nós temos que dizer de imediato que no futuro a aliança será em torno do PSB.” O ex-secretário ainda fez coro com Alan Barbiero, pedindo apoio dos prefeitos da legenda aos candidatos a deputados no Parlamento estadual e federal.

O presidente estadual Laurez Moreira finalizou a reunião garantindo a realização de resolução para cobrar dos prefeitos, diretórios e comissões apoio aos candidatos a deputados estaduais e federais da legenda. Sobre as coligações, Laurez indiciou um debate entre os membros do partido para definir a direção do PSB nas eleições. “Vamos ouvir a todos, seguir conselhos para escolher o que é melhor para o partido”, concluiu.

O ex-secretário de Educação do governo Siqueira Campos (PSDB) Danilo de Melo, que avaliou o governo do Estado desgastado na quinta-feira, disse que vai apoiar a decisão da executiva estadual em relação a coligação na majoritária. “É uma discussão que vai ser feita pelo diretório, e acho que o que diretório encaminhar está muito bem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário