Pages

Ao lançar caravana, petistas reafirmam projeto de candidatura própria e destacam nome de Nicolau Esteves

Num evento com a presença de lideranças da legenda de diversos municípios do Estado, o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta sexta-feira, 13, no auditório da Assembleia Legislativa, a Caravana Popular Encontros pelo Tocantins. A partir de sexta-feira, 27, os petistas vão percorrer, os 139 município do Estado, colhendo informações para elaboração de um plano de desenvolvimento. O primeiro município por onde a Caravana vai passar é São Miguel do Tocantins, o mesmo por onde o ex-presidente Lula iniciou, no Estado, a Caravana da Cidadania, nos anos 90.

O evento de lançamento da Caravana serviu para os petistas reafirmarem o projeto de candidatura própria ao governo do Estado em 2014, bem como para reforçarem que o nome do secretário municipal de Saúde de Palmas, Nicolau Esteves, é a aposta da legenda para o cargo.

O encontro contou com a presença do secretário de relações institucionais da prefeitura de Palmas, Tiago Andrino, presidente do PP metropolitano; e da deputada estadual Josi Nunes (PMDB). Ambos reforçaram a intenção de seus respectivos grupos políticos de seguirem juntos num projeto de construção de uma oposição forte ao atual governo nas próximas eleições.

Críticas à administração estadual e aos grupos, especialmente as familiares tradicionais da política do Tocantins, estiveram presentes nos diversos discursos e o PT, em diferentes falas, se colocou como a legenda que terá um projeto para mudar o cenário atual da administração do Estado. Além do governo de Siqueira Campos (PSDB), a senadora Kátia Abreu (PSD) foi alvo frequente da crítica dos presentes, entre os quais Andrino e o ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão.

Presidente regional do PT, Donizeti Nogueira afirmou que espera que ao final dos encontros nos municípios – dia 13 de maio de 2014 - a sigla tenha um projeto de desenvolvimento que articule políticas de curto e médio prazos e represente os anseios da sociedade. “Nós esperamos também, no decorrer desses sete meses, fazer com que a sociedade reflita o Estado, que ela tenha claro o momento em que vive e o que precisa fazer para mudar. Se alcançarmos isso, já teremos cumprido essa fase, essa etapa do nosso trabalho”, pontuou.

Sobre a candidatura própria, ele afirmou que a sigla precisa construí-la. “Nós estamos hoje iniciando pelo lado correto. Antes de apresentar um nome, ter uma candidatura, você precisa construir um projeto. Até maio, nós vamos estar focados na construção dessa proposta e não na candidatura em específico”, afirmou.

Em seu discurso, Nicolau Esteves defendeu que o partido precisa mostrar à população a diferença entre os governos do PT e aliados e os do PSDB. Este, segundo afirma, “não tem projeto, só críticas vagas”. Esteves defendeu a recondução de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República em 2014 e criticou o governo do Estado. Segundo o petista, o Tocantins está “abandonado, sem rumo, sem direção, sem timoneiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário