Pages

Vicentinho pleiteia recursos para o Tocantins junto ao Ministério da Justiça

Pleitos realizados pelo senador tocantinense abrangem investimentos em equipamentos para a PM e a defesa civil no Tocantins; e a inclusão do estado em programa do governo federal que visa reduzir a criminalidade

Em audiência realizada nesta terça, 30, no Ministério da Justiça, o senador Vicentinho Alves (PR/TO) pleiteou junto ao Ministério da Justiça a inclusão imediata do Tocantins no programa Brasil Mais Seguro; além da aquisição de equipamentos para a Polícia Militar e a Defesa Civil do Tocantins.

Acompanhado do Subchefe do Estado Maior do Governo do Tocantins, Cel. José de Souza; da delegada Milena Coelho, representando o secretário de segurança pública do Tocantins e do secretário da Representação do Tocantins em Brasília, Francisco de Assis, o senador encaminhou as solicitações à secretária substituta da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cristina Gross.


Brasil Mais Seguro

Visando o fortalecimento das estruturas policiais no estado como forma de inibir a criminalidade, Vicentinho pleiteou a inclusão do Tocantins no âmbito das políticas nacionais de segurança pública do governo federal, através do Brasil Mais Seguro.

"Em que pese o crescimento dos índices criminais no Tocantins e a preocupante migração da criminalidade nos últimos anos, o estado não foi contemplado pelas diversas ações e programas do Governo Federal, como o próprio Brasil Mais Seguro. Por isso, solicitei que a inclusão do estado do Tocantins no programa possa ocorrer de forma imediata. Dessa forma, será possível implementar ainda mais o  combate à migração oportunista de infratores e a criminalidade crescente", afirma Vicentinho. 

O Brasil Mais Seguro é um plano que objetiva induzir e promover a atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça criminal, focado na qualificação dos procedimentos investigativos e na maior cooperação e articulação entre as Instituições de Segurança Pública e o Sistema de Justiça Criminal (Poder Judiciário e Ministério Público).
O Brasil Mais Seguro prevê três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas;o fortalecimento do policiamento ostensivo e de proximidade (comunitário); e o controle de armas.
O programa integra o Plano Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que realiza ações voltadas para o fortalecimento das fronteiras, o enfrentamento às drogas, o combate às organizações criminosas, a melhoria do sistema prisional, a segurança pública para grandes eventos, a criação do Sistema Nacional de Informação em Segurança Pública e a redução da criminalidade violenta. 
Polícia Militar

O senador Vicentinho Alves também pleiteou a aquisição de armamentos, veículos, equipamentos de segurança e novos instrumentos para a banda de música da PM.

Na relação apresentada, a solicitação abrange de caminhões guincho e van para o canil (adaptada ao transporte de cães) a ônibus e microônibus para vários batalhões da corporação; de fuzis, carabinas, pistolas, espingardas e demais armamentos a lançadores de munição, projéteis, granadas e coletes.
Vicentinho também solicitou equipamentos para os quartéis, como bebedouros e aparelhos de ar-condicionado; além de aparelhos de rádio HT, algemas e tendas para todos os batalhões e instrumentos musicais para quatro bandas da polícia militar.

"A viabilização dos equipamentos permitirá que a corporação cumpra a sua missão constitucional de garantir a segurança e o bem estar da população tocantinense", pontuou Vicentinho à secretária.


Defesa Civil

Vicentinho ainda pleiteou a doação de armamentos, munições e equipamentos de segurança a fim de atender as necessidades das unidades prisionais do Estado do Tocantins.
Em seu pleito, Vicentinho solicita disposição à Secretaria de Estado de Defesa Civil de vários tipos de artefatos - de lançadores de munições não letais a centenas de espingardas, metralhadoras e outras armas de variados calibres; de centenas de caixas de  munições, como granadas, projéteis e espargidores, a escudos e coletes balísticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário