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Tocantins inicia capacitação sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa


O Tocantins deu início nesta segunda-feira, 25, mais uma etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com a formação de 233 orientadores de estudo provenientes de 130 municípios tocantinenses. O encontro está sendo realizado no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas, até o dia 26, e na Ulbra, nos dias 27, 28 e 1º de março.
O secretário da Educação, Danilo de Melo Souza ressaltou que é importante a mobilização para que nenhuma criança do Tocantins fique sem ser alfabetizada. O secretário ressaltou o regime de colaboração entre a Seduc e os municípios para que juntos todos trabalhem para que as crianças aprendam o básico da escrita e as noções fundamentais de Matemática. “É preciso fazer alguma coisa rápida e urgente para reverter os graves índices de analfabetismo no Estado, e para isso se faz necessário, o empenho de cada professor, de cada escola, para que todas as crianças tenham acesso a essa oportunidade”.
A capacitação inicial é para os orientadores de estudo repassem as informações para os professores. O programa está sendo desenvolvido no Estado através de uma parceria com o Ministério da Educação e UnB – Universidade de Brasília. Além dos estudos, os gestores do pacto no Tocantins receberão material didático e educacional sobre o programa.
Estavam presentes na abertura da formação: o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza; Leila Chalub, coordenadora geral do Curso de Formação da UnB; Eracy Figueiredo, consultora do MEC; Milena Milhomem, secretária executiva da Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação e educadores.
Para Leila Chalub, da UnB, o evento consolida a parceria de dois anos de trabalho pela alfabetização das crianças brasileiras. “Acreditamos no pacto, é preciso romper com a inércia que aconteceu ao longo dos anos por um processo deficiente de alfabetização”. Ela destacou a rede de colaboradores que foi formada para que a Alfabetização na Idade Certa tenha sucesso no Brasil e disse que a formação é um espaçoeficiente de troca de experiências e de saberes. (Ascom Seduc)

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