Pages

Osires Damaso diz que o momento é oportuno ao agronegócio

Os avanços tecnológicos como agentes de desenvolvimento na produção de grãos serão um dos temas da 15ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins Brasil 2015), marcada para o período de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
Realizada na manhã desta terça-feira, dia 31, no auditório do Palácio Araguaia, a solenidade de lançamento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM). Em pronunciamento, o parlamentar disse que “o momento é oportuno para a discussão sobre a cadeia produtiva de grãos, pois o mundo está voltado para o enorme potencial agrícola e pecuário do Brasil e, consequentemente, do Tocantins”, afirmou.
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agrotins é considerada a maior feira do setor na Região Amazônica e a 8ª maior de agronegócio do país. O Estado tem 1,16 milhão de área cultivada (cerca de 50% de seu território), o que faz do Tocantins o Estado com maior área plantada da Região Norte. É também líder da região em termos de produção, com 3,74 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015. Destacam-se a cultura da soja, do arroz e do milho.
Participaram da solenidade os parlamentares Olyntho Neto (PSDB), Valderez Castelo Branco (PP), Nilton Franco (PMDB), Mauro Carlesse (PTB), Toinho Andrade (PSD) e Rocha Miranda (PMDB). O evento contou também com as presenças do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do secretário da Seagro, Clemente Barros, entre outras autoridades.
O evento é organizado pelo Governo do Estado por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com empresas, instituições de pesquisas e educacionais. (Penaforte Diaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário