A
deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) participará nesta terça e
quarta (06 e 07), em Curitiba (PR), do Encontro Internacional de
Educação – Salamundo. A parlamentar será a única representante do
Tocantins e falará das experiências positivas de Educação no período em
que atuou como secretária estadual da área, entre 2000 e 2009.
O Salamundo, que será aberto pela presidente Dilma Rousseff e o
Ministro da Educação Aloízio Mercadante, é o maior evento dirigido a
gestores e educadores que acontece no Brasil. O encontro irá debater a
melhoria da qualidade da educação dentro do universo da sala de aula.
Participam do Salamundo gestores educacionais das áreas pública e
privada, educadores e demais profissionais ligados à área.
Dentre os projetos trabalhados pela Seduc na gestão de Dorinha, a
deputada citará o programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada,
que descentralizava os recursos da Educação, transformando as escolas em
unidades autônomas; o Planejamento Estratégico (PES) para a elaboração
de um diagnóstico e identificar as principais prioridades,
potencialidades e metas das escolas, das Diretorias Regionais de Ensino e
da Seduc.
Também falará sobre a parceria com instituições para
projetos de formação inicial e continuada de professores que, em oito
anos, foi possível chegar ao patamar de 96% dos educadores com graduação
superior; o processo seletivo de diretores de escolas, um provão
estadual que analisava currículos e aplicava um teste para os melhores
serem diretores. Esse projeto ganhou visibilidade nacional.
Por fim a instituição do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS)
dos trabalhadores em Educação, em 2006. Havia um enorme quadro de
professores, muitos até com mestrado, que não tinha um plano de
carreira. O PCCS contemplou de imediato mais de 10 mil servidores, tanto
do quadro do Magistério como do Quadro Geral, que possuem planos de
carreiras específicos e permitiu a progressão vertical de 4.153
professores na época. E, em termos salariais, os professores de
Tocantins só perdem para os de Brasília.
“Esses projetos deram
um impacto muito grande e positivo nas escolas. O Tocantins, que ocupava
os piores lugares do ranking de avaliação da educação, melhorou
drasticamente e passou à frente de todos os estados das regiões norte e
nordeste”, disse Dorinha.
A deputada ressalta que as boas notas
do Tocantins no IDEB hoje em dia são o reflexo de um trabalho iniciado
lá atrás, com a implantação de novas parcerias e programas para melhorar
a qualidade do ensino, quando foi perceptível notar que os projetos
começaram a dar frutos e que são colhidos até hoje. “Isso mostra que a
fórmula é simples, de compromisso com a educação baseada no
planejamento, gestão, autonomia, formação continuada de professores,
referências curriculares e avaliação. Independente da gestão é
necessário estimular o educador e aluno, visando a qualidade da
educação”, afirmou.
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